Modernização do Bairro Operário arranca em 2009

O Bairro Operário, situado mais a sul do município, será, a partir do próximo ano, requalificado. As antigas casas serão substituídas por edifícios congregados em diferentes condomínios.
Toda a extensão do bairro, num perímetro inferior à comuna do Bairro Operário, será requalificada, de acordo com as orientações do Governo que tem um plano executivo para todos os bairros de Luanda.
Apesar de ser um facto, a requalificação do bairro Operário aguarda ainda por uma análise e aprovação do Conselho de Ministros. Seguindo as mesmas funcionalidades do projecto de requalificação do musseque Sambizanga, o bairro terá casas sociais médias e de alta renda.
Tudo será feito de acordo com o master plano que será elaborado pelos promotores do projecto e pelos outros elementos intervenientes no processo de reabilitação. No que toca à inquietação dos moradores quando à sua permanência no bairro, o administrador do Sambizanga, desdramatiza os receios, assegurando que serão transferidos de umas casas para outras. A mudança será feita “in situ”, ou seja no local. Serão inicialmente construídas casas económicas para os moradores exactamente no interior do bairro. A requalificação não inclui somente os edifícios novos. Os antigos serão alvo de obras de manutenção para estarem à altura do nível estrutural dos novos edifícios.
Primeiro construir para alojar e depois edificar, de acordo com a natureza do Masterplan” Escolas, hospitais, espaços verdes e de lazer para prática desportiva fazem parte do projecto e não vão, de modo algum, alterar o padrão que aquele bairro apresenta desde a sua existência, havendo somente a necessidade do prolongamento de algumas vias que foram obstruídas por algumas construções, garantem os promotores.
Para alguns dos mais antigos moradores, esta boa nova não traz muitas alegrias já que queriam ver o bairro como sempre foi. Diante de uma situação destas, o administrador municipal do Sambizanga apontou a sensibilização junto dos munícipes como fundamental para se evitarem reacções pouco saudáveis. Neste momento, as vias do bairro estão a beneficiar de obras de terraplanagem e melhoramento das linhas técnicas por forma a ter um saneamento.
O bairro Operário é limitado a norte pela rua Garcia Neto por uma entrada que parte da rua Ndunduma até à avenida Cónego Manuel das Neves, descendo até ao final da escola Anangola, passando pelos acessos a sul do bairro do Cruzeiro, ao longo da rua de Massangano, arredores do largo Deolinda Rodrigues, na rua Dom João II, circulando, chega-se novamente a uma extensão da rua Ndunduma.
Todo este perímetro está integrado no projecto de requalificação. Só a comuna do bairro Operário tem uma população estimada em 200 mil habitantes. O menor número está representado no bairro que atende pelo mesmo nome.

Comments

Popular posts from this blog

Caxito | Quintas do Rio Bengo

Benguela- Angola