Instituto Superior Tecnologico de Angola

Luanda, 19/03 - O Ministério dos Correios e Telecomunicações apresentou hoje, no seu edifício em Luanda, os projectos pedagógico e arquitectónico do Instituto Superior Tecnológico (IST), cuja entrada em funcionamento está prevista para 2009.

Em declarações à imprensa, o secretário da Comissão Instaladora, João Paixão, referiu que com a sua criação pretende-se dotar a sociedade angolana de uma instituição de alta competência para o incremento qualitativo e quantitativo de recursos humanos nestes domínios dada a necessidade do mercado.


Integrará além de estruturas académicas, centros de formação profissional, centros de estudos e pesquisa, centros incubadores de empresas e outras estruturas que constituirão o Parque Tecnológico para as Tecnologias de Informação e Comunicação.

A criação da referida infra-estrutura é fruto de um despacho conjunto entre os Ministérios dos Correios e Telecomunicações e da Educação, onde se decidiu constituir uma Comissão que após estudos preliminares decidiu dividir o processo de implementação deste Instituto em duas partes complementares, nomeadamente, o Projecto arquitectónico e pedagógico.

O projecto compreenderá duas fases nomeadamente a construção (iniciada em Janeiro de 2008) e apetrechamento do Instituto, do Centro de Formação Técnica, habitações para o corpo docente e um internato para o corpo discente.

A segunda incluirá a construção e apetrechamento do centro de estudos e investigação espacial, edifícios multi-funcionais, restauração e aprimoramento das actuais instalações do Instituto Médio de Telecomunicações (ITEL).

O projecto arquitectónico foi adjudicado a uma empresa chinesa num valor global de 41.232.430 Usd, do Programa de Investimentos Públicos (PIB), dos quais 32.382.430 Usd se destinam as obras de construção e o restante para o apetrechamento e 2.500.000 Usd para a fiscalização.

Para a segunda fase a estimativa de investimento é de 78.433.043 Usd, dos quais 60.333.043 para as obras de construção e 18.100.000 para o apetrechamento.

A empresa consultora brasileira Guerreiro Consult, vencedora do concurso público em Outubro de 2006, elaborou o projecto pedagógico que englobará dois cursos, nomeadamente, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia de Informática, cujo corpo docente integrarão angolanos e estrangeiros.

O IST afigura-se como uma instituição de ensino superior, pesquisa e extensão, com autonomia académica, que vai actuar no campo das ciências e tecnologias de informação e comunicação.

É uma fundação de direito público com autonomia administrativa, financeira e patrimonial instituída pelo poder público por meio de um diploma legal específico.

Vai ministrar cursos de bacharelato, licenciatura e pós-graduação nestas áreas, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do país.

A actividade contou com a presença da vice-ministra dos Correios e Telecomunicações, Ana Maria Guimarães, bem como de representantes de empresas que operam no ramo das comunicações.

Comments

Popular posts from this blog

Caxito | Quintas do Rio Bengo

Benguela- Angola